quarta-feira, 12 de março de 2025

A próxima vez que reclamar de um atraso num voo será mais difícil (e receberá menos). Bruxelas pondera novas medidas

 

As regras de compensação aos passageiros por atrasos em voos na União Europeia podem ser revistas, numa decisão que poderá enfraquecer os direitos dos consumidores aéreos e gerar poupanças significativas para as companhias de aviação. A proposta, que está em discussão em Bruxelas, visa aumentar o tempo mínimo de atraso necessário para que os passageiros possam receber compensação, o que pode resultar numa redução significativa dos montantes pagos pelas transportadoras.

Proposta pode aumentar tempo mínimo para compensação
A atual regulamentação europeia, conhecida como EU261, está em vigor desde 2005 e prevê compensações para passageiros cujos voos sofram atrasos superiores a três horas, para cancelamentos ocorridos até 14 dias antes da partida ou para casos de embarque negado devido a overbooking. No entanto, uma nova proposta liderada pela Polónia, que atualmente ocupa a presidência do Conselho da União Europeia, propõe elevar esse limite para cinco horas, reduzindo assim as situações em que os passageiros têm direito a indemnização. Ler mais

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