Zhang Yazhou estava sentada no banco do passageiro do seu Tesla Model 3 quando disse ter ouvido a voz em pânico do seu pai: ‘os travões não funcionam’. Ao aproximar-se de um sinal vermelho, o seu pai desviou-se de dois carros antes de embater em dois carros e depois numa grande barreira de betão. Mas o pior estava para vir: a Tesla viria a processá-la por difamação por reclamar publicamente sobre os travões do carro – e ganhou: Zhang foi condenada por um tribunal chinês a pagar mais de 23 mil dólares (mais de 22 mil euros) por danos e pedisse desculpas públicas à marca automóvel de Elon Musk.
Nos últimos quatro anos, a Tesla processou pelo menos seis proprietários de automóveis na China que tiveram problemas repentinos no veículo, reclamações pela qualidade ou acidentes que alegaram ter sido causados por falhas mecânicas – foram também à Justiça seis bloggers e dois meios de comunicação social chineses que escreveram de forma crítica sobre a empresa, avançou a agência ‘Associated Press’ – a Tesla venceu os 11 casos, sendo que dois julgamentos, incluindo o de Zhang, estão na fase de recurso: um dos casos foi resolvido fora do tribunal. Ler mais
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