segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Entre falhas e sobreposições, “no final do dia o lisboeta não quer saber se é a Câmara ou a Junta que recolhe o lixo, quer é o lixo recolhido”

 

Por dia, a cidade recolhe cerca de 900 toneladas de lixo, sendo que a maior parte compete à Câmara Municipal de Lisboa (CML). As 24 Juntas de Freguesia colaboram com o município na articulação de tarefas, mas a relação que estabelecem com a autarquia não é igual em toda a cidade. 

O município “não tem cumprido com as suas competências”, obrigando as freguesias a intervir de forma a suprir essas falhas, revelam o presidente da Junta de Freguesia de Campolide, Miguel Belo Marques, e o presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, ambos do Partido Socialista (PS), em entrevista ao SAPO24.

“Estamos todos, na prática, a fazer funções que não são nossas e muitas vezes a deixar as nossas competências próprias para segundo plano, para apoiar a Câmara naquilo que são as competências deles”, refere Ricardo Marques.

Enquanto a CML está encarregue da recolha dos lixos indiferenciados e ecopontos, as freguesias estão responsáveis por toda a área envolvente, ou seja, por limpar o lixo que é deixado no chão. No entanto, segundo estes executivos, “nos últimos três anos, é muito raro os circuitos serem cumpridos na íntegra”, e, por isso, as freguesias veem-se forçadas a arranjar alternativas. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estudo identifica primeiros casos de 'Candida auris' em Portugal

Uma equipa de investigadores liderada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estudou os primeiros casos confirmados em...