terça-feira, 11 de junho de 2024

É fã destas batatas fritas? Vão desaparecer da UE nos próximos anos

 Os 27 membros da União Europeia deram luz verde à proposta da Comissão Europeia para não renovar a autorização de oito aditivos que dão aroma a fumado a produtos alimentares como as batatas fritas. O objectivo da medida é proteger a saúde dos cidadãos, já que estes aditivos contêm substâncias que podem causar danos genéticos.

De acordo com o Huffington Post, a decisão tem como base as avaliações científicas da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), que concluiu que, no caso dos oito aromas em questão, os problemas de genotoxicidade são reais e não podem ser ignorados.

O regulamento será adoptado formalmente pela Comissão e deverá entrar em vigor brevemente, com diferentes períodos de retirados dos produtos, de forma a que os produtores tenham tempo para se adaptarem às novas normas.

Assim, quando estes aditivos são utilizados para substituir o fumeiro tradicional em produtos como presuntos, peixe ou queijos, o período de eliminação progressiva será de 5 anos, enquanto para as utilizações em que o aroma de fumo é adicionado para aromatizar, como em sopas, batatas fritas ou molhos, o período de eliminação progressiva será de 2 anos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer ir trabalhar para fora? De onde procurar emprego à documentação necessária, eis tudo o que precisa saber

  São cada vez mais os portugueses que decidem enveredar por carreiras internacionais. A falta de oportunidades, a procura de melhores con...