sábado, 4 de maio de 2024

Nelson Mandela: Herói, Príncipe, Advogado

 

No dia 18 de julho de 2003, num salão de festas em Joanesburgo, aproximei-me da mesa em que estava sentado o, então, ex-presidente Nelson Mandela para lhe falar do livro que no dia anterior havia deixado com os funcionários do protocolo: “35 Sonnets”, de Fernando Pessoa. Era o meu presente de anos para Madiba, que nesse dia fazia 85 anos.

Graça Machel, a intelectual eternamente curiosa, achara tão interessante o que eu lhe tinha contado que me pediu para o referir diretamente ao marido: o livro de Pessoa fora editado em Lisboa em 1918, exatamente o ano em que nasceu Nelson Mandela. Não me lembro exatamente o que disse, tão deslumbrado fiquei na presença do herói de África e do mundo.

Por razões tão improváveis quanto honrosas, eu estava na festa privada do aniversário de Mandela, que reunia cerca de 200 pessoas entre familiares e amigos. A festa mais geral, no dia seguinte, meteria cerca de 2.000 convidados de todo o mundo. Mas ali era a celebração da vida do príncipe Rolihlahla, cuja linhagem tribal havia de ser ilustrada nas cenas teatralizadas que netos e sobrinhos-netos organizaram para o evento. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Isto é o Povo a Falar

  Mário Frota - Consumo e Consumidores temática curricular. Ouvir