segunda-feira, 13 de maio de 2024

Líder dos CTT acredita que a IA vai gerar oportunidades de emprego, mas está preocupado com os problemas éticos

 

O presidente executivo dos CTT, João Bento, admitiu que a Inteligência Artificial (IA) vai «causar perturbações no curto prazo», mas defendeu que «vai certamente gerar novas oportunidades de emprego».

 À margem do 31.º Fórum AICEP (Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa) das Comunicações Lusófonas, a decorrer em Macau, sob o tema «Criar Valor com Inteligência Artificial», João Bento disse à Lusa que os CTT já estão a usar ferramentas de IA.

«Lançámos um chatbot [de conversação] de IA, Helena, no final do ano passado, que já reduz em 30% o número de contactos que precisam de intervenção humana. Quer dizer que tenho menos gente no call centre para o mesmo nível de resposta», sublinhou o executivo.

Especialistas têm apontado 2024 como o ano em que começará a extinção de empregos devido às ferramentas de IA. Mas João Bento disse que tanto os CTT como os sindicatos dos trabalhadores da empresa «não sentem esse receio». Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

ACP quer apoio direto de até 6.000 euros para abate de veículos em fim de vida

  O Automóvel Club de Portugal (ACP) propôs ao Governo três medidas que considera urgentes, no âmbito do Orçamento do Estado para 2025, com...