Com mais de 700 milhões de tentativas de ataques de phishing em 2023 em todo o mundo, torna-se imperativo estar atento às ameaças do mundo digital. Em Portugal, são múltiplos os exemplos, tendo como alvo os clientes de bancos e de serviços. Normalmente, estas burlas utilizam promoções, mensagens falsas de bancos ou ofertas atractivas de emprego. A pensar nisto, a Kaspersky partilhou dicas sobre como detectar as armadilhas dos cibercriminosos.
Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou WhatsApp, com uma hiperligação que redirecciona o utilizador para um site falso. Os temas abordados são variados: pedidos para redefinição de uma password bancária, uma compra que o utilizador não realizou ou uma promoção com grandes descontos.
O objectivo dos burlões é levar a vítima a aceder ao link, que será
uma página falsa muito semelhante à verdadeira e, quando o utilizador
acede, será solicitado o preenchimento de dados bancários, como os do
cartão de crédito, ou credenciais de login – algumas páginas pedem mesmo
o pagamento de uma suposta taxa para obter um prémio ou benefício. Se a
vítima preencher o formulário, os dados serão roubados. Ler mais
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