A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), anunciou ter apreendido 158 carcaças de leitões e borregos e detido quatro pessoas na sequência de uma operação de combate ao abate clandestino.
A operação de fiscalização, desenvolvida no último fim de semana de norte a sul do país, deu cumprimento a doze mandados de busca (3 domiciliários, 8 não domiciliários e ainda um mandado de perícia digital). Foram fiscalizados 189 operadores económicos e instaurados 11 processos-crime,
Entre as principais infrações, a ASAE destaca o abate clandestino de animais, especulação de preços e fraude sobre mercadorias, o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, inconformidades na rotulagem de géneros alimentícios, falta de controlo metrológico, violação dos deveres da entidade exploradora, entre outras.
A operação culminou ainda com a apreensão de equipamentos de pesagem (balanças), fruta, enchidos e queijos que totalizaram um valor aproximado de 37.500 euros, além de ter sido determinada a suspensão de atividade de nove operadores económicos por falta de requisitos de higiene.
Sem comentários:
Enviar um comentário