Haverá formas acertadas de colocar o preço num vinho? E o que influencia o valor pedido por garrafa?
Por diversas vezes me interroguei sobre a fórmula usada pelos produtores para colocar o preço de um vinho na garrafa. Naturalmente que há várias famílias de preços, os de combate nas grandes superfícies, os de gama média que (todos dizem) são difíceis de vender e, depois, os mais caros, os tais que a maioria dos consumidores só lhes chega num dia muito, muito especial.
Vamo-nos focar nestes últimos. Quando o produtor me diz que o preço de venda de um vinho é €37,50 fico sempre a pensar porque é que não é €38 ou €36. A verdade é que os próprios produtores não arranjam uma justificação sensata. Muitos fazem a experiência de pôr o vinho em prova cega com outros adquiridos no mercado e da mesma gama de preço.
Aí, e se se der o
caso de o vinho ficar bem classificado, está encontrada a razão para
determinado preço. Alguns não resistem à tentação de viciar esta prova,
ou seja, quem prova é gente da casa que, como se imagina, conhece o
vinho de trás para a frente e depois classifica-o nos primeiros lugares.
Isso é viciar a prova e só se esta for feita com gente de fora é que os
resultados podem ter alguma valia. Ler mais
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