sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

A apDC presente no lançamento da DENÁRIA PORTUGAL

 A Prof.ª Susana Almeida, presidente da apDC, participou a convite da Denária Portugal, na 1,ª Conferência que teve como palco o São Nobre da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa.

A Denária Portugal, à semelhança das suas congéneres europeias e de fora da Europa, visa congregar a sociedade civil em defesa do dinheiro vivo em circulação no mercado contra as tendências que ora se desenham da sua extinção em favor do dinheiro digital ou virtual.

A Prof.ª Susana Almeida participou do painel reservado à Defesa dos Direitos dos Consumidores.

Sob a coordenação de Paulo Padrão, secretário-geral da Denária Portugal, interveio ao lado de Isabel, Jonet, presidente do Banco Alimentar contra a Fome, Joana Amaral Dias, comentadora da CNN e José Carlos Batalha, presidente da União Distrital de Lisboa das IPSS.

O realce aos princípios que regem o espaço em que se move o consumidor foi a tónica: o princípio de protecção dos interesses económicos do consumidor, o da liberdade de escola na titularidade do consumidor, à segurança física contra as debilidades patentes no circuitos do dinheiro digital com um número superlativo de fraudes, de que amiúde se tem notícia.

A Conferência apresentava uma apreciável moldura humana: cerca de um cento de presenças dos mais distintos quadrantes da sociedade e uma honrosa representação de Espanha.

Personalidades como Paulo Morais, João Paulo Batalha (Frente Cívica), Agostinho Pereira de Miranda (ProPública), Francisco Rocha (Instituto de Direito do Consumo da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), perfilaram-se no vetusto Salão Nobre da Câmara de Comércio e bem assim representantes do Banco de Portugal, Direcção-Geral do Consumidor, Autoridade Reguladora do Mercado, Forças de Segurança e de outras instituições que conferiram um raro brilho ao evento.

A apDC é parceira da Denária nesta que é a missão de não consentir que se exclua de circulação o dinheiro físico para que a exclusão dos cidadãos a um universal meio de pagamento se não venha a traduzir numa dura realidade passível das maiores enormidades e segregações, como se desenha já em determinados ambientes.

A apDC mostra-se empenhada no cumprimento de mais esta missão em prol da Cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...