terça-feira, 3 de outubro de 2023

Aumento de 304% no consumo de antidepressivos em Portugal. "Portugueses atrasam muito a procura de ajuda"

 

A depressão é um dos problemas de saúde mais prevalentes na União Europeia, afetando cerca de 50 milhões de pessoas. Portugal ocupa a 5ª posição entre os países com mais casos – cerca de 8% dos portugueses estão diagnosticados com essa perturbação. Falámos com a médica psiquiatra Inês Homem de Melo sobre o estado da saúde mental em Portugal a propósito do Dia Europeu da Depressão.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), houve um aumento de 304% no consumo de antidepressivos em Portugal entre 2000 e 2020. Devemos estar preocupados com este número ou significa que já não temos um problema de subdiagnóstico? 

Enquanto psiquiatra inquieta com estes números, já me debrucei várias vezes sobre esta percentagem e creio que para ela concorrem vários fatores. Por um lado, o facto de sermos o segundo país europeu com a prevalência mais alta de doença mental - a seguir à Irlanda do Norte. Temos mais depressão, mas temos sobretudo mais ansiedade, e ambas as doenças são tratadas com antidepressivos. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se no quadro da garantia...