segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Denúncias sobre fugas aos impostos duplicam em apenas um ano

A Autoridade Tributária (AT), em particular a unidade antifraude do Fisco, recebeu em 2022 cerca de 4.618 denúncias contra suspeitas de fuga ao pagamento de impostos, o que representa um aumento de 94% face ao ano anterior. Entre as principais denúncias, garantiu esta segunda-feira o ‘Correio da Manhã’, está a omissão de rendimentos e irregularidades no arrendamento e prestação de serviços de alojamento.

De acordo com o relatório sobre o combate à fraude e evasão fiscais em 20022, a AT sublinhou que as denúncias são “uma fonte importante de informação para o apuramento da situação tributária dos sujeitos passivos e um importante auscultador das tendências de fraude”. Das denúncias recebidas, “2.502 foram provenientes de outras entidades públicas e 2.116 chegaram de entidades externas, incluindo particulares”.

Segundo a AT, há dois temas que se destacam: 48% dizem respeito a situações em que os contribuintes omitiram rendimentos e 5% são relativas a irregularidades no arrendamento e prestação de serviços de alojamento.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O NATAL E O ASSÉDIO DAS CRIANÇAS PELA PUBLICIDADE

  Não são só os brinquedos, os jogos, os artefactos da mais avançada das tecnologias. São também as guloseimas, os chocolates, que sabemos n...