quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Efeméride: recordando algo a que deu corpo José Carlos Fernandes Pereira, secretário-geral da apDC, no longínquo ano  de 1999

 APDC lança “NetConsumo”

Os navegantes nacionais têm agora á disposição um semanário virtual que aborda questões ligadas ao consumo

A Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC) lançou um semanário virtual que pretende ser uma publicação ao serviço do consumidor. Por ocasião do III Congresso Nacional de Direito de Consumo – e no âmbito da celebração dos dez anos de existência da APDC -, a associação decidiu acrescentar ás suas publicações em papel uma revista científica e a “Revista Portuguesa de Direito do Consumo”, um título online sobre «questões ligadas ao consumo. Política de consumidores, promoção e protecção de interesses e direitos dos consumidores», explica Mário Frota, presidente da APDC e director da nova publicação. Lançado como semanário e actualizado aos sábados, Mário Frota não exclui a hipótese de o jornal poder evoluir para diário, se «os nossos meios o permitirem». Tudo vai depender «da evolução e aceitação que o jornal possa vir a ter», acrescenta. Ainda segundo Mário Frota, o “NetConsumo” depende da «voluntariedade de um grupo de juristas, economistas, estudantes de Direito, Economia e Gestão e de membros da estrutura fixa da APDC», que redigem os textos incluídos nas secções do semanário. Além do editorial, o “NetConsumo” conta com diversas rubricas fixas como a Qualidade, secção que «trata dos problemas ligados á qualidade, eficácia e segurança dos produtos e serviços e que pretende alertar as pessoas para que não comam “gato por lebre”», diz Mário Frota. Destaque ainda para a secção Formação para o Consumo, um espaço que conta com «temas parcelares por forma a alertar a comunidade para a necessidade de levar a cabo acções sistemáticas de formação e educação», destaca o director da publicação. Consultório Jurídico e O Euro e os Consumidores são outras rubricas permanentes do “NetConsumo”. Um projecto que, de acordo com Mário Frota, «é financiado pelas boas vontades», uma vez que a APDC ainda está a estudar a possibilidade de abrir a publicação aos anunciantes. O site do “NetConsumo” foi concebido por Fernando Valente, estudante de Direito, e carece de melhorias em termos gráficos. «Vamos ter que melhorar o grafismo do site, que ainda está muito pobre», conclui Mário Frota.

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