Portugal ultrapassa Hong Kong e passa a ser o 12º maior exportador de calçado. Preço médio do sapato nacional está a subir 11%, mas a indústria admite que “dificilmente” vai superar recorde de vendas.
A indústria portuguesa do calçado ganhou uma posição na lista dos maiores exportadores do mundo, ocupando agora a 12ª posição. A ultrapassagem a Hong Kong, confirmada no World Footwear Yearbook 2023 (WFI), a publicação estatística de referência neste setor, resulta do aumento das vendas nacionais ao exterior e do declínio deste indicador em Hong Kong, em queda há mais de uma década em função da perda de relevância do território na intermediação das exportações da China, que equivalem a 60% do total a nível mundial.
Com uma progressão homóloga mais acelerada do que no conjunto da indústria (8,73% vs. 6,5%), o preço médio do par de sapatos portugueses na exportação ascendeu no ano passado a 26,4 euros, o valor mais alto de sempre. Mantém-se como o segundo mais elevado entre os principais produtores mundiais, apenas atrás de Itália, onde ronda os 56 euros. O anuário estatístico sugere uma descida de 2% no preço made in
Portugal, mas a associação do setor (APICCAPS) ressalva que “é
integralmente explicada pela desvalorização do euro face ao dólar que se
verificou, nomeadamente, na primeira metade do ano passado”. Ler mais
Sem comentários:
Enviar um comentário