quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Mais de 35 mil mortes por ano na Europa por resistência antimicrobiana

 

Mais de 35 mil pessoas morreram por ano na Europa, entre 2016 e 2020, devido a infeções motivadas por resistência a medicamentos antimicrobianos, segundo um relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) hoje divulgado.

De acordo com o ECDC (sigla em inglês), cujas estimativas divulgadas abrangem os países do Espaço Económico Europeu, o impacto da resistência antimicrobiana na saúde é comparável ao da gripe, tuberculose e sida juntos.

Citada em comunicado, a diretora do ECDC, Andrea Ammon, alerta para o aumento das mortes por infeções causadas por bactérias especialmente resistentes a tratamentos de última linha.

"Esforços adicionais são necessários para continuar a reduzir o uso desnecessário de antimicrobianos, melhorar a prevenção de infeções e as práticas de controlo e aplicar programas de administração de antimicrobianos", afirmou. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Governo vai fechar portas das urgências obstétricas: grávidas vão ter de tocar à campainha para entrar no hospital

  As grávidas vão passar a ter de tocar à campainha à entrada dos serviços de urgências obstétricias nos hospitais da região de Lisboa, in...