Trata-se de uma "técnica fraudulenta [que] consiste em induzir os investidores a comprar valores mobiliários (como ações ou obrigações) a preços superiores ao seu valor real.
Já ouviu falar do termo 'boiler room'? Trata-se de uma "técnica fraudulenta [que] consiste em induzir os investidores a comprar valores mobiliários (como ações ou obrigações) a preços superiores ao seu valor real", explica o portal de literacia financeira Todos Contam.
"Os autores da fraude começam por comprar valores mobiliários de baixo valor, num mercado com baixa liquidez e transparência. Durante algum tempo, sustentam artificialmente o preço desses valores mobiliários (através de manipulação), que procuram depois vender a investidores menos informados a um preço inflacionado", explica o mesmo portal.
Depois, em regra, "a empresa emitente dos valores mobiliários vendidos não existe ou a informação transmitida ao investidor sobre a atividade que esta exerce não é verídica".
Este é apenas um dos vários mecanismos de fraude mais usados e que estão tipificados a nível internacional. Pode saber mais sobre este assunto aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário