sexta-feira, 29 de julho de 2022

Taxa de inflação na zona euro acelera para 8,9% em julho

 

Os dados foram divulgados pelo Eurostat. 

A taxa de inflação acelerou para 8,9% na zona euro em julho, acima dos 8,6% verificados em junho, de acordo com os dados divulgados pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), o Eurostat, esta sexta-feira. 

Numa estimativa rápida hoje divulgada, o Eurostat indica que a taxa de inflação anual - medida pelo Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor -- atinge um novo máximo no espaço da moeda única, fixando-se em 8,9%, que compara com 8,6% em junho passado e com 2,2% em julho de 2021.

Analisando as principais componentes da inflação da zona euro, o serviço estatístico comunitário adianta que a energia volta a ser a que mais pesa (39,7%, contra 42% em junho passado), seguida da alimentação, álcool e tabaco (9,8%, contra 8,9% em junho), dos bens industriais não energéticos (4,5%, contra 4,3% em junho) e dos serviços (3,7%, contra 3,4% em junho).

A taxa de inflação na zona euro tem vindo a acelerar desde junho de 2021, principalmente devido à subida dos preços da energia, e a atingir valores recorde desde novembro.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

É que assim nada se poupa...