segunda-feira, 4 de julho de 2022

O Conselho de Ministros de Espanha, aprovou a 31 de Maio de 2022, a Lei de Serviços ao Cliente.

Conselho de Ministros de Espanha, aprovou a 31 de Maio de 2022,  a Lei de Serviços ao Cliente.

Os principais objectivos da lei são resumidamente os seguintes:

§  A melhoria dos direitos dos consumidores através do estabelecimento da obrigação de adopção de um sistema eficiente que facilite a informação, a assistência e a resolução de queixas e reclamações apresentadas pelos consumidores.

 §  O estabelecimento de um prazo máximo para a resolução de queixas dos consumidores por parte das empresas.

 §  Oferta de assistência telefónica gratuita, flexível e personalizada para satisfazer as necessidades específicas do consumidor.

 §  A proibição de utilizar os serviços ao cliente para oferecer produtos adicionais aos consumidores.

 §  A proibição de os serviços ao cliente gerarem rendimentos adicionais para a empresa à custa do consumidor. 

 §  O objectivo deste normativo é o de aliviar a tradicional ineficiência característica dos serviços aos clientes que, até agora, não cumpriam as normas mínimas de qualidade para a prestação eficaz deste serviço e, portanto, não respeitavam os direitos dos consumidores. 

 O dispositivo será aplicável a todas as empresas (privadas ou públicas) que forneçam serviços essenciais em Espanha (por exemplo, serviços de fornecimento, serviços financeiros, serviços de transporte, etc.), bem como a qualquer empresa, independentemente do sector, com mais de 250 empregados ou um volume de negócios superior a 50 milhões de euros.

 Por conseguinte, todas as empresas no âmbito de aplicação do regulamento devem ter um serviço ao cliente adequado que respeite os padrões mínimos de qualidade e os direitos dos consumidores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia: contribuições para o MERCOSUL".

  En la semana próxima, el 27 de noviembre, a las 16h (horario de Brasilia/BR), haremos el lanzamiento de nuestra obra "A Carta de Dire...