sexta-feira, 1 de julho de 2022

A missão da escola é "levar cada um mais longe" e não apenas uma elite

O ministro da Educação defendeu hoje a importância da educação inclusiva, afirmando que as escolas devem ter como missão "levar cada um dos alunos mais longe" e não apenas uma elite que há tinha tudo para o sucesso.

"A educação inclusiva é uma reforma estrutural da educação", disse o ministro João Costa, numa sessão de apresentação dos resultados do Sistema de Monitorização da Implementação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva em Portugal, referindo que esta reforma "passa pelo desenho de uma escola que não serve o discurso falacioso da meritocracia, mas desenha uma escola para uma missão muito clara de levar cada um mais longe, mas não de uma elite que já tinha tudo para o sucesso".

O ministro observou que o percurso de construção de uma escola cada vez mais inclusiva não começou com o atual quadro legislativo, "mas sim há várias décadas", quando Portugal aderiu à declaração de Salamanca, de 1994.

A Declaração de Salamanca é uma resolução das Nações Unidas sobre educação especial que apresenta procedimentos-padrões para a equalização de oportunidades para pessoas com deficiência. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia: contribuições para o MERCOSUL".

  En la semana próxima, el 27 de noviembre, a las 16h (horario de Brasilia/BR), haremos el lanzamiento de nuestra obra "A Carta de Dire...