quinta-feira, 10 de março de 2022

Consumo Sustentável ou a incúria, o desleixo, a inconsideração de um consumidor


Impreparado para projectar os reflexos de actos de consumo  menos consequentes ?

Uma gigantesca ilha artificial no Pacífico (de proporções inimagináveis) surpreende os espíritos mais despertos pela sua extensão e composição: é que é de plástico e a superfície supera já as da Espanha, França e Alemanha reunidas, para se ter uma noção de grandeza.

A ilha de resíduos plásticos do Pacífico – a Great PacificGarbagePatch - é um ponto entre o Havai e a região litorânea da Califórnia, em que flutuam dejectos plásticos provenientes das costas adjacentes.

A enorme massa  de resíduos plásticos flutuante só é susceptível de se avistar  a partir de embarcações marítimas. Esta preocupante “massa plástica” flutua e envolve-se no giro marítimo  devido às correntes oceânicas.

Este inimaginável  “depósito” de lixo plástico que se desenvolve  no Oceano Pacífico amplia-se desmesuradamente: a área por onde se estende  equivale, nos dias que correm, a mais do que os 1 507 177 Km.2 de superfície dos territórios referenciados ou do que o Estada do Amazonas, no Brasil, com os seus 1 571 000 Km2. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Brinquedos tóxicos, árvores gasosas e viagens: como o Natal ajuda a destruir o planeta

  Há muitas maneiras de arruinar o Natal: uma delas é a ‘febre’ do consumismo própria desta época que ameaça destruir o planeta. E, de aco...