sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Portal da Queixa. Serviços públicos alvo de 16 mil reclamações em 2021

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Segurança Social, as autarquias e SNS são das entidades com maior volume de reclamações. 

O Portal da Queixa registou 16 mil reclamações relativas a serviços públicos em 2021, o que representa um aumento de 19% face ao ano anterior, divulgou a plataforma. O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Segurança Social, as autarquias e SNS são das entidades com maior volume de reclamações

"Entre o dia 1 de janeiro e o dia 31 de dezembro de 2021, o Portal da Queixa recebeu na sua plataforma 15.984 reclamações dirigidas aos serviços públicos. Um aumento de 19% comparativamente com o mesmo período homólogo, em 2020", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Quais os principais motivos de reclamação?

Segundo o portal, a maioria das queixas dirigidas ao IMT está relacionada com as dificuldades na obtenção da carta de condução (renovação, emissão, troca, etc.).  Relativamente à Segurança Social, o principal motivo de reclamação dos portugueses refere-se a problemas com a atribuição de subsídios, pensões, reformas e apoios.

Enquanto isso, as queixas relativas às autarquias estão relacionadas com a manutenção de infraestruturas e espaços é um dos motivos mais reportados pelos munícipes. Na avaliação feita ao SNS verificou-se que as reclamações dos utentes são sobre a qualidade de atendimento nos serviços e com a vacinação e a emissão de certificados digitais Covid-19. 

O Portal da Queixa anunciou ter recebido um total de 173.853 reclamações em 2021, tendo registado um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, com uma média superior a 500 queixas por dia.

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