No geral, 29% dos portugueses estaria
disponível para alugar em vez de comprar. Esta alternativa está a ganhar
peso junto dos consumidores, nomeadamente no que à mobilidade diz
respeito: 21% alugaria um automóvel. Por outro lado, somente 7% alugaria
um smartphone e 5% um tablet ou um electrodoméstico.
O estudo “Circular Economy Book”,
elaborado pelo Echangeur, um dos centros de investigação económica do
departamento Prospectivo do Cetelem – BNP Paribas Personal Finance,
mostra ainda quais são os perfis de consumidores mais abertos a esta
possibilidade. A análise tem por base uma divisão dos inquiridos nos 10
perfis de consumo mais comuns em Portugal.
Entre os que estão mais dispostos a
aderir ao aluguer, encontram-se as Famílias Abastadas (45%) e o motivo é
simples: estão muito comprometidas com a economia circular e, além
disso, esta opção oferece uma margem de manobra maior em termos de
conforto orçamental.
Também as Famílias Estrategas (36%) e os
Casais Jovens (32%) são dos mais dispostos a alugar em vez de comprar
determinados equipamentos. Seguem-se as Famílias Pressionadas (31%), que
esperam tirar partido dos benefícios dos serviços de leasing em geral.
Os Modestos de Meia-Idade (23%), por
outro lado, são os menos abertos a esta prática, preferindo muitas vezes
adquirir os equipamentos/produtos do que alugar, segundo indica o mesmo
estudo.
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