Empresa terá que pagar indenização à sociedade no valor R$ 200 mil e fica proibida de dirigir publicidade a crianças por meio da ação de influenciadores digitais mirins
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a empresa fabricante de brinquedos Mattel do Brasil Ltda ao pagamento de dano moral coletivo fixado em R$ 200 mil, em razão da prática de publicidade infantil por meio de canal de uma youtuber mirim. A decisão, em atenção ao que prevê a legislação brasileira, também condena a empresa a se abster de utilizar canais no YouTube protagonizados por crianças para a prática de publicidade infantil, já que o público infantil espectador não consegue diferenciar o conteúdo publicitário do conteúdo de entretenimento na plataforma.
A campanha “Você Youtuber Escola Monster High” buscou promover a
marca e os produtos da linha Monster High por meio de parceria com o
canal de uma influenciadora digital mirim,
valendo-se de um contexto de faz de conta de escola, com provas e
formatura. O Criança e Consumo, que denunciou o caso à época, celebra
essa que é a primeira decisão da Justiça contra um caso de publicidade infantil no YouTube. Ler mais
Sem comentários:
Enviar um comentário