segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Governo quer limitar ajuntamentos no Natal a 6 pessoas se estas não viverem na mesma casa

Em Portugal as celebrações natalícias deverão ter um número limitado de pessoas, avança o ‘Correio da Manhã’ (CM), que adianta que esta é uma das medidas que estão a ser preparadas pelo Governo para esta época do ano, em função da pandemia do novo coronavírus.

 Segundo a mesma publicação, esta limitação poderá ser semelhante àquela que é aplicada atualmente nos restaurantes, ou seja, um máximo de seis pessoas por cada mesa, a não ser que façam arte do mesmo agregado familiar.

Para além disso, é possível que sejam aplicadas «fortes restrições» de circulação de pessoas nas ruas, pelo menos nos municípios onde a situação pandémica é mais grave (900 casos por 100 mil habitantes) e que, por isso, estão classificados pelo Governo como como de risco «extremamente elevado», revela o ‘CM’.

O objetivo de ambas as regras passa por tentar ao máximo diminuir o risco de transmissão do vírus, no sentido de aumentar as probabilidades de em Janeiro o país conseguir evitar que as infeções disparem novamente, naquilo que alguns já classificaram como uma uma eventual terceira vaga da pandemia.

O ‘CM’ adianta ainda que a decisão sobre que restrições aplicar nas quadras festivas será tomada na próxima quinta-feira, depois da reunião com especialistas de saúde pública no Infarmed, na qual será debatida a situação da epidemia em Portugal. Também depois da reunião serão tomadas medidas sobre uma eventual renovação do estado de emergência, entre os dias 9 e 23 de Dezembro, esperando-se que o veredito final saia ainda no fim desta semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção às novas regras nas portagens eletrónicas das autoestradas

  As novas regras para pagamento das portagens eletrónicas das autoestradas já se encontram em vigor. Conheça as principais alterações na le...