quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Governo quer facilitar fusão entre universidades e politécnicos e integração de escolas privadas na rede pública

 

Proposta do Ministério para a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) pretende racionalizar a rede de estabelecimentos e cursos, reforçar a autonomia de universidades e politécnicos e combater a "endogamia académica"

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) quer "incentivar a aproximação" entre universidades e institutos politécnicos e criar mecanismos que facilitem a fusão entre escolas, incluindo a integração de estabelecimentos privados em instituições públicas de ensino superior.

A medida, que pretende flexibilizar o sistema de ensino superior e racionalizar a rede de escolas e cursos, consta da proposta de revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) que o Governo já apresentou a todos os partidos com assento parlamentar e vai agora debater com os representantes do sector. Ler mais

 

Alunos europeus têm cada vez menos competências básicas de matemática e isso representa um risco para as economias da UE, alerta estudo

 

As competências de matemática e leitura entre os estudantes têm vindo a deteriorar-se significativamente em grande parte dos países da União Europeia (UE), representando um risco preocupante para a capacidade futura da força de trabalho em impulsionar a economia do bloco. O alerta consta de um relatório recente da Comissão Europeia sobre emprego e competências, que sublinha a gravidade do problema.

De acordo com o relatório, a taxa de insucesso — definida como a incapacidade dos alunos de atingir níveis mínimos de proficiência — aumentou nos últimos 12 anos, com um declínio acentuado das competências básicas em 2022. Este fenómeno é parcialmente atribuído ao encerramento das escolas durante a pandemia de COVID-19.

Os dados são alarmantes: quase um terço (32%) dos jovens de 15 anos na UE não alcança competências básicas em matemática, e cerca de 25% não atinge os níveis mínimos em leitura e ciências. Estes números colocam a UE longe da sua meta de reduzir a taxa de insucesso a 15% até 2030. Ler mais

 

"Neste Natal ofereça... SEGURANÇA"

Orçamento apresentado, preço fechado: havendo alteração, há crime de especulação!



 

Livro de Reclamações - Veiculo do Consumidor. Comunicação entre Consumidor, Fornecedor e Administração

 


Com um artigo do presidente emérito da apDC, Mário Frota, intitulado: Livro de Reclamações - Veiculo do Consumidor. Comunicação entre Consumidor, Fornecedor e Administração (...)

Supremo Tribunal vai examinar constitucionalidade da proibição do TikTok


 A rede social TikTok obteve quarta-feira um sucesso na sua batalha judicial contra uma lei que obriga a sua casa-mãe chinesa a vendê-la, sob pena de interdição, quando o Supremo Tribunal aceitou examinar a constitucionalidade do diploma em causa.

O Congresso aprovou em abril por uma larga maioria uma lei contra o TikTok, que reivindica 170 milhões de utilizadores ativos nos EUA. A lei visa prevenir riscos de espionagem e manipulação dos utilizadores da plataforma pelas autoridades chinesas.

Promulgada pelo presidente Joe Biden, a lei estipula a data de 19 de janeiro para a holding ByteDance concretizar a decisão.

Por várias vezes que o TikTok contestou ter transmitido informações ao governo de Pequim e garantiu que recusaria qualquer pedido nesse sentido. Vários movimentos têm ganho força também nos últimos meses contra a decisão, um dos argumentos mais apontados está no facto de, para muitos americanos, a rede social ser mais do que uma rede social para entretenimento e ser também uma fonte de receita, por desenvolverem a partir daí os seus negócios. Ler mais

 

Estudantes de mestrados em Ensino pedem mais vagas e formação pós-laboral em carta ao Governo

 

Estudantes dos mestrados em Ensino da Universidade de Coimbra pediram hoje ao Governo o reajustamento das vagas para os cursos de formação inicial de professores, formação em horário pós-laboral e a revalorização da carreira docente.

“Cremos que (a profissão docente) deve ser valorizada e que o papel do professor não deve ser relegado para segundo plano. As preocupações do governo devem centrar-se nas alterações à carreira docente, sobretudo no sistema de progressão e no valor das remunerações, de forma a cativar os docentes que se encontram no ativo e a não desmotivar aqueles que demonstram interesse e vocação para o exercício da profissão”, dizem os estudantes dos mestrados em Ensino da Universidade de Coimbra numa carta aberta ao ministro da Educação, Ciência e Inovação.

Pedindo ao ministro Fernando Alexandre para que não fruste a vontade e desejo dos que querem seguir a profissão de docente, os subscritores sugerem que o executivo oiça os atuais e futuros professores no sentido de tomar medidas que garantam uma educação de qualidade. Ler mais

 

Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos

  Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...