quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Alunos europeus têm cada vez menos competências básicas de matemática e isso representa um risco para as economias da UE, alerta estudo

 

As competências de matemática e leitura entre os estudantes têm vindo a deteriorar-se significativamente em grande parte dos países da União Europeia (UE), representando um risco preocupante para a capacidade futura da força de trabalho em impulsionar a economia do bloco. O alerta consta de um relatório recente da Comissão Europeia sobre emprego e competências, que sublinha a gravidade do problema.

De acordo com o relatório, a taxa de insucesso — definida como a incapacidade dos alunos de atingir níveis mínimos de proficiência — aumentou nos últimos 12 anos, com um declínio acentuado das competências básicas em 2022. Este fenómeno é parcialmente atribuído ao encerramento das escolas durante a pandemia de COVID-19.

Os dados são alarmantes: quase um terço (32%) dos jovens de 15 anos na UE não alcança competências básicas em matemática, e cerca de 25% não atinge os níveis mínimos em leitura e ciências. Estes números colocam a UE longe da sua meta de reduzir a taxa de insucesso a 15% até 2030. Ler mais

 

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