As competências de matemática e leitura entre os estudantes têm vindo a deteriorar-se significativamente em grande parte dos países da União Europeia (UE), representando um risco preocupante para a capacidade futura da força de trabalho em impulsionar a economia do bloco. O alerta consta de um relatório recente da Comissão Europeia sobre emprego e competências, que sublinha a gravidade do problema.
De acordo com o relatório, a taxa de insucesso — definida como a incapacidade dos alunos de atingir níveis mínimos de proficiência — aumentou nos últimos 12 anos, com um declínio acentuado das competências básicas em 2022. Este fenómeno é parcialmente atribuído ao encerramento das escolas durante a pandemia de COVID-19.
Os dados são alarmantes: quase um terço (32%) dos jovens de 15 anos
na UE não alcança competências básicas em matemática, e cerca de 25% não
atinge os níveis mínimos em leitura e ciências. Estes números colocam a
UE longe da sua meta de reduzir a taxa de insucesso a 15% até 2030. Ler mais
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