quinta-feira, 22 de agosto de 2024

CONFERÊNCIA IBEDAFT – SÃO PAULO


O Prof. Kiyoshi Harada, presidente do Instituto Brasileiro – IBEDAFT –, de São Paulo, endereçou convite ao Prof. Mário Frota para proferir uma conferência subordinada ao tema

“A Agenda Europeia do Consumidor: a transformação digital e a transição ecológica”,

a 24 de Setembro p.º f.º, em evento promovido pela própria instituição.

Fica o registo!

Maioria dos estudantes desiste de apoio ao alojamento. A culpa é dos senhorios

Dos 25.739 estudantes bolseiros deslocados, 15.008 não pediram complemento de alojamento. Dominância do “mercado paralelo”, onde os senhorios se recusam a formalizar contratos ou a emitir recibos, é apontado como culpado.

De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) ao Público, mais de metade dos estudantes deslocados com direito a apoio para alojamento não o solicitaram durante o ano letivo de 2023/2024.

Dos 25.739 estudantes bolseiros identificados como deslocados, 15.008 não pediram o complemento de alojamento, apesar de enfrentarem um dos maiores encargos financeiros durante o período académico. Ler mais

O CONSUMIDOR IDOSO ALVO DE PREOCUPAÇÕES


A Directora da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Tocantins e antiga Procuradora-Geral de Justiça, Doutora Vera Nilva Álvares Rocha, endereçou convite ao Prof. Mário Frota, através do seu Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, para proferir, por transmissão  virtual, a 17 de Setembro de 2024, uma conferência subordinada ao tema

“Garantias e Direitos - protecção ao consumidor idoso no século XXI”

O Prof. Mário Frota anuiu de pronto dadas as excelentes relações que mantém com as estruturas do Ministério Público do Estado de Tocantins, desde há mais de uma trintena de anos, tão logo o Estado se constituiu, onde foi presença regular em inúmeros eventos ali empreendidos.

ASF instaurou 30 processos de contraordenação

 
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) instaurou 30 processos de contraordenação no ano passado e iniciou 50 processos de averiguação por infrações à legislação.

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) instaurou 30 processos de contraordenação no ano passado e iniciou 50 processos de averiguação por infrações à legislação, segundo um relatório hoje divulgado.

“Do ponto de vista sancionatório, a ASF instaurou 30 novos processos de contraordenação, tendo iniciado 50 processos de averiguações por infrações à legislação aplicável no setor segurador e no setor dos fundos de pensões”, indicou hoje, em comunicado.

A ASF revelou hoje o Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta do Mercado, referente a 2023.

No ano em questão, foram concretizadas 2.936 ações inspetivas e analisados 663 anúncios publicitários. Ler mais

Descarte de responsabilidade é de mau tom, é patente irresponsabilidade, é grave ausência de dom…

 

Uma simples lavagem em período estival numa estação de serviço Galp, frente ao Coimbra Shopping. Maior relaxe. E a atenção, em dilatado compasso de espera, a repousar sobre um enorme cartaz…

Depois de um sem-número de especificações, o remate:

“Não nos responsabilizamos pelos danos causados no veículo, no seu equipamento ou conteúdo, resultante do uso deste serviço.”

Análogo a tantos outros esparsos pelas estações de serviços GALP com lavagem automática de veículos automóveis.

E nós, numa dada rede, indagámos sobre se os procuradores da República não frequentam tais espaços e disso se não apercebem.

Porque poderiam naturalmente instaurar um inquérito “administrativo” em ordem a apurar se tal exclusão de responsabilidade viola ou não a Lei das Condições Gerais dos Contratos (e para posterior instauração da acção inibitória se a GALP se não propusesse retirar uma tal exclusão dos painéis em que se inserem).

E, com efeito, uma tal exclusão viola a lei. Sem sombra de dúvidas!

Eis o que estabelece imperativamente a Lei das Condições dos Contratos no seu artigo 18, a saber,

“São em absoluto proibidas, designadamente, as [condições] gerais que: Ler mais

A GESTÃO DE RISCOS TAMBÉM É UMA FERRAMENTA DE MARKETING

 
Se continua num impasse para avançar com um plano de gestão de riscos para a sua empresa, além das razões evidentes pelas quais o deve fazer, acrescento mais uma: estratégia de
marketing.
Como sabemos, um plano de gestão de riscos tem como objetivo a deteção de todos os possíveis riscos que podem colocar a continuidade de um negócio em causa. Assim, baseia-se num processo de caráter preventivo, onde são analisados os riscos a que o negócio está exposto, e na execução de medidas que possam eliminá-los ou mitigá-los. Na prática, depois de detetadas as fontes de risco, aplicam-se ações de proteção e recorrem-se aos seguros para garantir que, ocorrendo um sinistro, este terá o menor impacto possível.
Mas qual é a relação da gestão de riscos com a estratégia de marketing da empresa?
O marketing é uma vertente da gestão empresarial que visa o desenvolvimento e a promoção do negócio, bem como dos produtos/serviços que este disponibiliza ao consumidor, criando valor tanto para quem vende como para quem compra. O marketing tem um papel primordial na comunicação junto do público-alvo e na criação de uma imagem de marca de qualquer empresa, sendo que esta imagem torna-se um fator de elevada relevância no processo de decisão de compra. Com base nisto, será simples compreender que uma empresa cuidadosa e que identifica, antecipadamente, os riscos e atua sobre eles, será melhor percecionada pelos consumidores. Um plano de gestão de riscos é uma garantia de qualidade e continuidade, que transmite mais confiança aos clientes e parceiros. Ler mais

“São lavandarias de dinheiro”. Rui Moreira quer controlar a abertura de lojas de souvenirs

  O autarca do Porto considera que a proliferação destas lojas no centro da cidade é suspeita e que poderá estar ligada à lavagem de dinhe...