sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Troque o IUC do futuro por um Tesla do presente

 


No enorme aumento dos impostos indiretos destaca-se o IUC -- Imposto Único de Circulação -- com um aumento de uma dimensão que revela a total insensibilidade social do governo.

A norma inscrita no Orçamento de Estados para 2024 de aumentar o IUC dos carros e motociclos anteriores a julho de 2007, atinge 3 milhões de automóveis e meio milhão de motas.

Qualquer coisa como cerca de 40% do parque automóvel português. No parque automóvel nacional há 25 % de viaturas com mais de 20 anos e 19,4 % de viaturas com mais de 15 anos. Isto num universo automobilístico bastante envelhecido cuja média de idade se situa nos 13, 5 anos. Ler mais

O polêmico cardápio QR Code

 

A pandemia de Covid-19 trouxe várias mudanças no mundo e antecipou tendências da tecnologia no nosso dia-a-dia. Um grande exemplo disso é a forma de trabalho home Office que muitas empresas e órgãos públicos continuam adotando mesmo depois de a pandemia já ter acabado. Outro exemplo importante foi o desenvolvimento do ensino à distância, que cresceu muito nesses anos se tornando majoritário em algumas instituições e cursos.

Dentre essas evoluções que surgiram na pandemia, uma que se consolidou também foi a adoção do cardápio QR Code. Essa forma de cardápio foi extremamente incentivada no período pandêmico para que as pessoas não compartilhassem objetos que poderiam ser vetores do vírus. O Quick Response Code (código de resposta rápida) ou QR Code é uma versão bidimensional do código de barras capaz de transmitir uma grande variedade de informações através de um scan. Ler mais

Cultura de informação ...

0E2024 traz um dos maiores aumentos de IUC de sempre: fiscalista explica efeitos da decisão do Governo e contraria números de Medina

 

O Orçamento do Estado (OE) para 2024 tem sido alvo de intensas críticas, em particular a polémica subida do IUC (Imposto Único Automóvel), que em determinados casos pode superar os 170% (consulte as nossas simulações aqui). Para esmiuçar a proposta do Governo, contámos com a colaboração do Dr. Afonso Arnaldo, partner da área de Divisão de Impostos Indiretos e de Direitos Aduaneiros da Deloitte, que, em exclusivo para a ‘Executive Digest’, emprestou a sua visão e experiência para compreender as intenções do Executivo.

Este OE é positivo ou negativo para o bolso dos portugueses? Ler mais

75% dos consumidores de luxo pondera usar IA para interagir com as marcas

 

O estudo “Towards the boutique of the future”, da Bain & Company, desenvolvido em torno do tema do luxo e da tecnologia, revela que 75% dos consumidores de luxo está disposto a adoptar novas tecnologias na sua interacção com as marcas.

Segundo revela o relatório da consultora, 27% das marcas de luxo inquiridas já utilizava a inteligência artificial no ano passado para captar clientes e 19% para a optimização de processos. Além disso, espera-se que esta percentagem aumente significativamente com a ascensão da inteligência artificial generativa.

As marcas do sector já estão a utilizar ferramentas como a realidade virtual, os NFTs, a identificação por radiofrequência e a inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente. Ler mais

Amazon permite que a urina dos seus motoristas seja vendida como bebida energética: polémico documentário coloca em xeque gigante do e-commerce

 

Estava disponível como bebida energética e tinha todas as características: design marcante, fonte em negrito e um nome contundente: ‘Release’. No entanto, segundo denunciou o ‘Channel 4’, do Reino Unido, através do documentário ‘The Great Amazon Heist’, cada garrafa continua urina dos funcionários da Amazon, que não têm pausas para ir à casa de banho. Este ‘produto’ conseguiu alcançar o estatuto de ‘best-seller’ na categoria “Bitter Lemon”, o que coloca sérias dúvidas da eficácia de verificação da gigante de e-commerce.

A ‘bebida’ foi criada por Oobah Butler, jornalista britânico famoso por transformar um armazém num jardim de Londres como o restaurante número 1 no Tripadvisor, que foi recolhendo as garrafas cheias dos trabalhadores na beira das estradas para evitarem penalizações por as terem nos respetivos camiões. Butler vasculhou as estradas perto dos armazéns da Amazon em várias cidades americanas. Depois listou o ‘Release’ para venda na Amazon, com muito poucas verificações e saldos para garantir que o produto que está a vender é seguro e legal. Ler mais

Intelegência Artificial nas Relações de Consumo

 


Jogos de azar: a aposta na regulação das promessas sem futuro e o paradoxo da transparência

  As reflexões aqui presentes visam desmistificar a pseudoidentidade e a consequente propriedade de igual prevenção e tratamento entre o f...