quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

ACT publicará "brevemente" formulário para declarar trabalho presencial

De acordo com o anúncio do primeiro-ministro, António Costa, as empresas de serviços com mais de 250 trabalhadores deverão identificar, nas próximas 48 horas, os trabalhadores cuja atividade é incompatível com o teletrabalho.

 A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) vai disponibilizar "brevemente" o formulário para que as empresas com mais de 250 pessoas possam comunicar quais os trabalhadores que têm de trabalhar em regime presencial. 

"A ACT irá disponibilizar brevemente as ferramentas necessárias para que empresas com mais de 250 trabalhadores possam submeter eletronicamente a lista nominal de todos os trabalhadores cujo trabalho presencial consideram indispensável", refere a ACT, num post publicado na rede social Twitter. Ler mais

Estudo identifica as duas janelas do carro que devem ser abertas

 Permita o fluxo de ar certo para ajudar a prevenir a transmissão do SARS-CoV-2.

 Se for apanhar um táxi ou outro serviço semelhante, usar uma máscara e abrir as janelas do carro fazem parte das medidas para reduzir a transmissão do vírus. Agora, um novo estudo identificou quais as janelas que deve abrir para fornecer mais proteção.

De acordo com o mesmo, abrir a janela o mais longe possível de onde está sentado no carro fornece mais fluxo de ar e proteção para o motorista e passageiro. Por exemplo, no caso de se sentar no banco traseiro e em diagonal com o motorista, o motorista sentado no banco da frente esquerdo de um carro deve abrir a janela da frente direita e um passageiro no banco traseiro direito deve abrir a janela traseira esquerda. Ler mais

Com novas e "velhas" restrições já em vigor. Saiba tudo o que pode ou não fazer no novo confinamento

 
As novas medidas para combater a covid-19 entraram em vigor às 00:00, reforçando as restrições de movimentação de pessoas já previstas no confinamento geral decretado no âmbito do estado de emergência em vigor no país. 

 O Presidente da República assinou terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência, no dia em que Portugal contabilizou 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

O diploma, que se aplica a todo o território continental, está em vigor desde as 00:00 de sexta-feira e se prolonga até às 23:59 de 30 de janeiro, por se considerar “necessária a clarificação das medidas restritivas aplicadas e a adoção de medidas adicionais com vista a procurar inverter o crescimento acelerado da pandemia”. Ler mais

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

The future of the food service sector in Europe: A roadmap beyond Covid-19


 The ongoing health crisis is having a devastating impact on Europe’s restaurants, cafés and bars. Since the beginning of the crisis, public authorities have been alternating between various combinations of movement and gathering restrictions in an attempt to rein in the spread of the disease. As a result, the sector has faced a patchwork of measures, ranging from curfews to maximum patron capacity to complete closure, often with minimal advance notice. With the prospect of a third wave, the sector is in urgent need of a consistent policy strategy that goes beyond closures and immediate financial relief.

 Join this EURACTIV Virtual Conference to discuss what the optimal blueprint for the future of the food service industry might look like in Europe and what mix of policy tools can be most helpful to the sector. ...

Comprar, usar e deitar fora”?

 

European Environmental Bureau estima que o tempo de vida útil de um smartphone se situe entre os 25 e os 232 anos.
E, na realidade, é-o de 3 anos.
“Os custos ambientais e económicos de um tal hiato são excessivamente onerosos e incomportáveis.”
A aprovação de regras que estendam a longevidade de alguns dos dispositivos em 5 anos, representaria, no Espaço Económico Europeu,
– a diminuição de 12 milhões de toneladas anuais de equivalente-CO2, o que
– significaria retirar de circulação 15 milhões de veículos movidos a combustíveis fósseis…
Um novo “direito de reparação” se desenha, no quadro actual, de molde a dar mais vida aos produtos. Para fazer renascer mesteres que, entretanto, se extinguiram porque mais fácil substituir que reparar?
Reparar… por forma a que saia mais em conta que substituir?
Ou será mais caro reparar pelo valor da mão-de-obra? Dependerá obviamente da categoria dos produtos…
Trata-se, na realidade, de uma autêntica revolução o que se esboça.
Será que a inversão do paradigma não constituirá obstáculo à Inovação & Desenvolvimento?
Não haverá que curar de um equilíbrio ponderado de molde a evitar que o progresso se estanque?
Um tal exercício demandará decerto muito “engenho & arte” e não se solucionará de uma penada só…
Ou será que a evolução de novos modelos inteiramente recicláveis (e de acesso universal, ao alcance de qualquer bolsa…) não configurará o cenário preferível?
O mote para o debate está dado…
Importante é que esquadrinhemos todos os ângulos, envolvendo na discussão os partícipes por inteiro [Universidades, Centros Tecnológicos & de Investigação, indústria, serviços, distribuição (associações de interesse económico), consumidores…] para que soluções mais adequadas se logrem e imponham no interesse geral.
O Parlamento Europeu, por Resolução de 25 de Novembro pretérito, sob o lema “Rumo a um Mercado Único mais Sustentável para Empresas e Consumidores”, confere particular relevo ao “Direito à Reparação dos Produtos” (intentando uma estratégia fulcral em matéria de REPARAÇÃO de BENS DE CONSUMO).
Emitiu, nesse sentido, um sem-número de recomendações que visam, com efeito, dar forma a um MERCADO INTERIOR SUSTENTÁVEL, como convém e constitui, nos tempos que correm, imperativo indeclinável de uma qualquer política europeia de consumidores com reflexos no plano global.
E enumera um amplo leque de medidas que há que trasladar para a lei e se compendiam como segue:
• A outorga de um «direito de reparação» aos consumidores
• A promoção da reparação em vez da substituição
• A normalização das peças sobresselentes susceptível de promover a interoperabilidade e a inovação
• O acesso gratuito às informações necessárias para a reparação e a manutenção
• Um cacharolete de informações que aos produtores incumbe em matéria de disponibilidade de peças sobresselentes, actualizações de «software» e a faculdade de reparação de um produto, nomeadamente acerca de:
o período estimado de disponibilidade a partir da data da compra,
o preço médio das peças sobresselentes no momento da compra,
o prazos aproximados recomendados de entrega e reparação
e informações sobre os serviços de reparação e manutenção
• O período mínimo obrigatório para o fornecimento de peças sobresselentes em consonância com a duração de vida estimada do produto após a colocação no mercado da última unidade
• A garantia de preço razoável para as peças sobresselentes
• A garantia legal para as peças substituídas por um reparador profissional quando os produtos já não estiverem cobertos pela garantia legal ou comercial
• A criação de incentivos, como o «bónus do artesão», susceptíveis de promover as reparações, em particular após o fim da garantia legal.
“Dar mais vida aos produtos para que a vida se prolongue”: eis o lema de uma estratégia convertida em nova política de consumidores!
“Dar mais vida aos bens para que se dê mais vida à vida”
De molde a que cada um possa participar interessadamente nele!

Leilão 5G: Terceiro dia da fase principal com cinco rondas. Licitações ultrapassaram os 189 milhões de euros

De acordo com os mais recentes dados da Anacom, alguns valores começam a registar uma subida gradual, se bem que ligeira, em relação aos preços de reserva fixados. Há também categorias onde existe um maior interesse, como a dos 2,1 GHz, onde as melhores licitações chegaram hoje aos 10,4 milhões de euros.

A fase principal do leilão do 5G, que definirá a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, avançou hoje para o terceiro dia de licitações.

Segundo a Anacom, tiveram lugar cinco rondas, com um número maior de lotes do que na primeira fase, e, tal como nos dias anteriores, parecem existir alguns lotes para os quais não foram apresentadas propostas. Ler mais

 

Portugueses passam 5h41 em frente à televisão todos os dias

 Entre Dezembro de 2019 e Dezembro de 2020, o tempo médio diário de visionamento de televisão em Portugal aumentou 50 minutos. Em ano de pandemia, os portugueses começaram a passar mais tempo em frente à pequena caixa mágica: 5h41m, de acordo com os mais recentes dados divulgados pelo Publicis Groupe.

Referente a Dezembro do ano passado, a análise mostra que a Pay TV, ou seja, televisão por cabo, foi a mais popular. Os portugueses passaram 2h19m a assistir a conteúdos nestes canais pagos, o equivalente a mais 22 minutos do que em 2019. A RTP regista um aumento de quatro minutos (51 minutos), bem como a SIC (1h13m). Já a TVI apresenta uma subida de 21 minutos para 1h08m. Ler mais

Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos

  Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...