segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

PPR continuam a prometer muito e a render muito pouco. Foi também assim em 2025

 
Os Planos Poupança‑Reforma (PPR) continuam a ser o “produto estrela” para a reforma, mas 8 em cada 10 não bateram o mercado nem a inflação na última década. Este ano o cenário não foi muito diferente. 

Os Planos Poupança‑Reforma (PPR) nasceram há 36 anos como peça central da estratégia de poupança para a reforma em Portugal e desde logo conquistaram a confiança dos portugueses. Hoje, continuam a ser amplamente vendidos por bancos e seguradoras como o produto “estrela” para garantir um complemento de reforma, desenhando-se campanhas publicitárias agressivas todos os finais de ano com a promessa dourada de estes produtos oferecerem um apetecível benefício fiscal de 20% logo à partida.

Porém, quando se passa do marketing aos números, o retrato é bem menos romântico: a esmagadora maioria dos PPR tem rendibilidades anémicas há largos anos, falhando constantemente em bater a inflação e, em muitos casos, pagam mais aos gestores do que aos investidores e revelam problemas de transparência. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Jornal As Beiras - 26-12-2025