quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Um em cada quatro dos trabalhadores em Portugal ganha o salário mínimo

 

De acordo com dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, quase um em cada quatro trabalhadores em Portugal (22,8%) tinham um salário base equivalente ao Salário Mínimo Nacional (SMN), em 2022.

 Nesse ano, a proporção de trabalhadores a receber o SMN era mais elevada entre as mulheres (27,1%), os jovens (36,1%), aqueles com escolaridade até ao ensino básico (32,9%) e os trabalhadores de nacionalidade estrangeira (38,0%).

O salário mínimo em Portugal, quando considerado em paridades de poder de compra (PPC) é o 10º mais baixo dos 22 países da União Europeia (UE) com salário mínimo, já neste ano de 2025. Em duas décadas, Portugal foi ultrapassado pela Polónia, Lituânia e Roménia.

Já o salário médio anual bruto por trabalhador é, em Portugal, o nono mais baixo dos países da UE. Atrás de Portugal estão os países de Leste, a Croácia e Grécia. O salário médio bruto espanhol é 30% mais elevado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DREX: Banco Central desiste da moeda digital brasileira, mas levará adiante infraestrutura

  Mesmo sem uma moeda digital oficial do governo brasileiro, Banco Central informou que trabalha em infraestrutura que permitirá os chamad...