Poucos meses após ter anunciado que iria abandonar a Microsoft, a Alemanha iniciou a sua transição para o software livre. Um estado deste país concluiu a primeira fase da sua iniciativa para garantir a soberania digital. O anúncio revela que finalmente descontinuaram o Outlook e o Exchange Server e migrado para aplicações de código aberto.
Alemanha afasta-se da Microsoft
Numa publicação no seu site, a Chancelaria do Estado confirmou que converteu todo o seu sistema de e-mail para soluções open source. Os gabinetes governamentais de Schleswig-Holstein migraram do Microsoft Exchange e do Outlook para o Open Xchange e o Mozilla Thunderbird. O processo foi concluído a 2 de outubro e constitui a primeira fase do projeto para retomar o controlo das operações digitais do Estado.
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, o processo de conversão, que durou seis meses, envolveu mais de 40 mil caixas de correio, com um total de mais de 100 milhões de e-mails e entradas de calendário. Estas contas pertencem a funcionários de organismos governamentais, do poder judicial e do departamento de polícia. Aproximadamente 30.000 funcionários públicos participaram na transição . Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário