segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Escola Fontes Pereira de Melo proibe telemóveis mas há excepções

 

Todos os alunos do Agrupamento de Escolas do Fontes Pereira de Melo, no Porto, mesmo os do ensino secundário, estão proibidos de usar telemóveis, 'smartphones' e 'smartwatches", mas há oferta de atividades lúdicas e exceções.

As exceções são para estudantes cuja língua materna não é o português como o caso de Kubra, uma menina turca de 11 anos que chegou a Portugal há cinco dias.

"Bom dia", Boa Tarde", "Olá" e "Obrigada" são as únicas palavras em português que Kubra Ecrin Centitürk consegue falar, mas ela sabe que com a ajuda das aplicações do 'Chat GPT´ e do ´Google Translate´, disponíveis no telemóvel com Internet vai poder traduzir de turco para português o que quer dizer aos colegas e professores.

No primeiro dia de apresentação à turma Kubra Centitürk chega de olhar negro e tímido, com a mochila às costas, para o seu primeiro dia numa escola portuguesa. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

CMVM alerta para esquemas fraudulentos via WhatsApp

  A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou para a crescente disseminação de recomendações de investimento em grupos de ...