segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Sociedade Portuguesa do AVC condena novas restrições na prescrição de injetáveis para diabetes

 

A SPAVC apela à “revisão urgente” desta decisão, alargando a possibilidade de prescrição a todas as especialidades diretamente envolvidas no tratamento do AVC.

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) condena a decisão de restringir a prescrição de injetáveis e sensores para diabetes a apenas quatro especialidades médicas.

Desde o dia 8 de agosto, a apenas os médicos das especialidades de endocrinologia e nutrição, medicina interna, pediatria e medicina geral e familiar estão autorizados a prescrever sensores de monitorização da glicose intersticial e medicamentos da classe dos agonistas dos recetores GLP-1 (semaglutido, dulaglutido, liraglutido e exenatido).

Nesta classe de fármacos inclui-se o Ozempic, desenvolvido para tratar a diabetes tipo 2, mas que está também a ser usado para combater a obesidade e ajudar à perda de peso. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos

  Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...