segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Quando a atenção vira intenção: riscos do avanço da IA na publicidade hiperpersonalizada para o consumidor

 

Se você acha que ainda vivemos na “economia da atenção”, em que a atenção do consumidor é um dos principais ativos comercializados em leilões digitais e invisíveis em tempo real, está errado — pois ela evoluiu para a “economia da intenção”.

As big techs vêm investindo massivamente em tecnologias capazes de captar, inferir e prever intenções humanas em tempo real, a partir da coleta de dados que extrapolam interações digitais convencionais, alcançando dimensões íntimas do comportamento, como padrões emocionais, estilo comunicativo e propensão à ação. Essas capacidades são exploradas comercialmente por meio da transformação de intenções em mercadorias, permitindo a segmentação de desejos latentes e gerando um mercado altamente lucrativo [1].

A inteligência artificial (IA), inclusive a generativa, é uma dessas tecnologias. Ela vem popularizando uma variedade de capacidades técnicas, tornando-as mais acessíveis e, em certa medida, potencializando o que antes dependia de habilidades específicas. Isso abrange desde a criação visual e musical até a análise de dados complexos e a escrita, impactando profundamente o dia a dia de profissionais e facilitando processos operacionais e até mesmo criativos. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos

  Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...