O fenómeno do “spoofing”, uma técnica de fraude que consiste na falsificação da identidade de instituições financeiras e outras empresas para enganar os clientes, tem registado um crescimento significativo em Portugal. Clientes bancários são cada vez mais alvos destas burlas que chegam por SMS, chamadas telefónicas e e-mails, onde o número ou remetente aparece identificado como sendo de uma entidade conhecida, criando a ilusão de legitimidade. Perante esta situação, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem intensificado os alertas para prevenir que os clientes caiam neste tipo de fraudes.
De acordo com informação avançada pelo Correio da Manhã, a CGD reforçou recentemente a sua comunicação junto dos clientes, utilizando múltiplos canais, desde o site oficial e newsletters por e-mail até cartazes, pop-ups nas plataformas digitais e redes sociais, com o intuito de aumentar a literacia digital e financeira e alertar para as tentativas de burla. “Será que foi mesmo a Caixa que o contactou? O SMS que recebeu é nosso? É possível esconder a real origem da chamada ou do SMS para fazer acreditar que são do banco”, pode ler-se na página oficial da CGD, ilustrando o modo como os burlões operam. Ler mais

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