Termina esta terça-feira o prazo para a realização das matrículas dos alunos que no próximo ano letivo irão frequentar o 10.º ou o 12.º ano de escolaridade. O processo, iniciado a 15 de julho, é especialmente importante para os estudantes que transitam de ciclo, mudam de escola, alteram o percurso de estudos ou necessitam de escolher novas disciplinas — situações típicas no ensino secundário.
De acordo com o Ministério da Educação, esta fase do processo de matrículas diz respeito ao ano letivo 2025/2026 e aplica-se a todos os estabelecimentos da rede pública, a escolas particulares e cooperativas com contrato de associação, bem como a outras instituições de educação e formação, incluindo escolas profissionais privadas com financiamento do Estado.
A tutela reforça que o cumprimento do prazo é essencial. Em caso de incumprimento, os encarregados de educação arriscam perder a possibilidade de garantir vaga na escola da sua preferência. “Caso a matrícula não seja feita dentro do prazo, os encarregados de educação deverão dirigir-se aos serviços administrativos do agrupamento de escolas da área de residência, para que o pedido de matrícula possa ser processado”, alerta o ministério em nota oficial. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário