A empresa espanhola Globalvia entrou na corrida à compra de duas autoestradas em Portugal, sendo uma delas a A28 (Norte Litoral, que liga Gaia a Vilar de Mouros, em Caminha).
A outra é a A22, mais conhecida como Via do Infante, que atravessa o Algarve de uma ponta à outra.
Segundo o jornal espanhol El Economista, citada pelo Jornal de Negócios, as duas autoestradas pertencem ao fundo de infraestrutura holandês DIF, que foi adquirido pela CVC, sediada nos EUA, em 2023. Foram comprados à Ferrovial em duas fases, em 2016 e 2020, por um desembolso combinado de 330 milhões de euros.
Agora, a proprietária CVC DIF está em consulta com o Banco Santander para a transferência das duas autoestradas e já recebeu propostas não vinculativas. A A28 – Norte Litoral tem 47 quilómetros de extensão e a A22 – Via do Infante tem 130 quilómetros, com prazos de concessão até 2031 e 2030, respetivamente.
De acordo com a mesma fonte, a Cintra, concessionária da Ferrovial, foi a vencedora de ambos os projetos no início dos anos 2000 e assinou um contrato de gestão após a venda à DIF.
Com estas aquisições, a Globalvia pretende expandir o seu portefólio em Portugal, onde atualmente gere duas autoestradas, a A4, em Trás-os-Montes, e a A-23, na Beira Interior.

Sem comentários:
Enviar um comentário