O investigador espanhol Isidoro Román Cuesta revelou os nomes reais por detrás de mais de 20 contas conservadoras no X. O seu trabalho mina as vantagens de expressar opiniões políticas online sem ser identificado.
“Gostaria de saber quem se esconde por trás do @CapitanBitcoin?”, perguntou a conta @Wiesenthal1632 no X. Tratou-se de um anúncio de doxing, um anglicismo que significa revelar informações pessoais sobre contas anónimas. Desde o início do ano, uma pequena equipa coordenada por Isidoro Román Cuesta revelou as identidades de mais de 20 pessoas que gerem contas anónimas: “A primeira coisa que tentamos fazer é detetar campanhas de ódio que estão a ser implementadas online. A linha vermelha que não podem ultrapassar é organizar-se para disseminar estes discursos e assediar ou ameaçar outras contas para as intimidar e silenciar”, revela ao jornal espanhol El País.
O doxing surgiu com a internet na década de 1990. Quando alguém se irritava com outra pessoa num fórum, revelava informações ou documentos, daí o nome: dropping docs, abreviado como “dox”. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário