Esta quinta-feira, os partidos com representação na Assembleia da República vão debater a iniciativa legislativa proposta pelos trabalhadores do comércio, com milhares de assinaturas recolhidas, “Pelo Encerramento do Comércio aos Domingos e Feriados e Pela Redução do Período de Funcionamento até às 22h”.
A iniciativa de cidadãos, subscrita por mais de 20 mil pessoas, que propõe o encerramento do comércio ao domingo e feriados e, aos dias úteis, a partir das 22 horas, deu entrada na Assembleia da República há quase um ano. O chumbo está garantido, perante a resistência de AD, PS, Chega e IL.
Os mais de 23 mil subscritores sustentam que Portugal, no contexto europeu, é o país “onde se praticam, desde há muito, os horários de abertura estabelecimentos comerciais mais liberais”, o que “tem implicações diretas na organização dos horários de trabalho dos trabalhadores do setor do comércio”.
Sendo o setor “tradicionalmente feminino e jovem”, lê-se, são especialmente as mães trabalhadoras que se vêm confrontadas com a preocupação de encontrar lugar para os filhos à noite, sábados, domingos e feriados, quando as escolas, creches e amas não estão abertas ou disponíveis”. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário