quarta-feira, 21 de maio de 2025

Porque estão milhares de casas por entregar a famílias carenciadas?

 

Programa 1.º Direito, criado em 2018, previa a entrega de 26 mil casas a famílias em situações delicadas até 2026. Uma meta que está longe de ser cumprida.

A meta era de 26 mil casas entregues até 2026, mas, até ao ano passado, pouco mais de 25% das habitações previstas no programa 1.º Direito, destinadas a famílias em situação de carência habitacional, chegaram a quem precisa.

Os dados constam da mais recente Conta Geral do Estado, documento publicado pelo Governo e citado hoje pelo jornal Público.

O programa 1.º Direito foi lançado em 2018 pelo Governo liderado por António Costa, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 2021 e, no mês passado, alargado a famílias com uma taxa de esforço acima de 40% no pagamento de rendas ou prestação do crédito e que estejam em situação de carência financeira. Foi criado sob a premissa de alavancar o combate à crise habitacional em Portugal, mas os objetivos continuam longe de estar cumpridos. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos

  Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...