Portugal continental prepara-se para enfrentar, esta quarta-feira, 28 de maio, o dia mais quente do ano até agora. De acordo com a previsão meteorológica do portal especializado Luso Meteo, espera-se uma subida generalizada das temperaturas, especialmente das máximas, impulsionada por uma massa de ar quente transportada pelo anticiclone africano. As temperaturas deverão atingir valores próximos dos 40ºC em várias regiões do país, particularmente no interior sul e nos vales do Tejo e do Sado.
Segundo a Luso Meteo, “a dorsal africana do anticiclone transporta uma massa de ar bastante quente sobre a Península Ibérica, aquecendo até cerca de 20ºC a 850hPa (aproximadamente 1500 metros de altitude)”. Este fenómeno traduz-se em temperaturas extremamente elevadas à superfície, apesar de não se prever ainda que o valor simbólico dos 40ºC seja efetivamente atingido devido à humidade do solo e à ausência de calor acumulado. Ainda assim, os termómetros estarão “muito perto” desses valores, sobretudo nas zonas mais baixas do Alentejo.
O calor intenso desta quarta-feira marca o início de uma vaga de tempo tórrido que deverá prolongar-se até sábado, 31 de maio. A incerteza quanto ao dia mais quente mantém-se entre quinta e sábado, mas o consenso aponta para vários dias de calor extremo. A instabilidade atmosférica deverá aumentar ao longo da semana, embora não esteja prevista para esta quarta-feira, que será, segundo a Luso Meteo, “um dia de poucas nuvens e, na maioria do território, sem poeiras”. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário