No ano passado, pagamentos em dinheiro foram a forma de pagamento escolhida em 52% das compras feitas na zona euro. Os dados são do banco central europeu, citados pelo banco de Portugal. São os mais velhos quem mais prefere pagar com notas e moedas.
Os dados publicados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP) revelam que no ano passado, esta forma de pagamento foi a escolhida em 52% das compras feitas pelos consumidores da zona euro.
O recurso a este modo de pagamento é mais expressivo em situações de menor montante e entre cidadãos. São os mais velhos quem mais prefere pagar com notas e moedas.
“O numerário foi utilizado no ponto de venda em 52% das transações (59%, em 2022). Considerando o valor total dos pagamentos realizados, o numerário figura em segundo lugar, com um peso de 39% (42%, em 2022), atrás dos cartões, que dominam com um peso de 45% (46%, em 2022), mas muito distante dos 7% das aplicações móveis (4%, em 2022)”, revela os dados do BdP, apontando para um estudo realizado pelo Banco Central Europeu. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário