De acordo com o relatório sobre os pagamentos dos consumidores europeus, da empresa de gestão de crédito Intrum, 67% dos inquiridos manifestaram preocupações relativamente aos seus dados pessoais tratados por IA, “uma lacuna crítica de confiança que as empresas devem resolver, especialmente à medida que a segurança e a privacidade de dados se tornam cada vez mais centrais para as expectativas dos consumidores no cenário digital atual”.
Mais de metade dos entrevistados (55%), um valor acima da média europeia (46%), expressaram as suas preocupações com a falta de empatia humana da IA em processos de tomada de decisão sensíveis.
“Os dados do estudo mostram que a confiança na IA está intimamente
ligada à perceção de segurança e privacidade”, refere o estudo,
realçando que a diferença “notável” entre Portugal e a média
europeia sugere uma maior sensibilidade no país quanto a este tema,
especialmente entre os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996,
atualmente com idades entre 26 e 41 anos). Ler mais
Sem comentários:
Enviar um comentário