terça-feira, 12 de novembro de 2024

Fim da taxa da ocupação do subsolo cai por terra. Governo cria teto máximo

 As notícias da morte da TOS foram claramente exageradas. Desde 2017 que está para acabar a cobrança da taxa aos consumidores de gás natural, mas vai agora ganhar um novo regime, com a criação de um teto máximo. De 56 municípios, Barreiro é quem cobra mais de TOS, dobrando o valor face ao segundo mais caro, o Cartaxo. 

A novela sobre a Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS) dura desde 2017, altura em que o Governo PS decretou o seu fim, mas tal nunca aconteceu, por falta de operacionalização da medida.

Agora, o ministério do Ambiente e da Energia prepara-se para criar um teto máximo para impedir que os valores cobrados pela TOS sejam desproporcionais e sujeitos à aleatoriedade dos municípios, tal como acontece atualmente.

“O Governo fez um levantamento da aplicação da TOS e das receitas daí obtidas pelos diferentes municípios, no sentido de avaliar a situação”, disse ao JE uma fonte oficial do MAEN. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais de 13% dos lisboetas enfrentam níveis de ruído do tráfego rodoviário acima do permitido

  De acordo com o mapa estratégico de ruído, com dados de 2022, “o tráfego rodoviário na cidade de Lisboa continua a ser o principal respo...