A proposta vai a discussão no Parlamento, na sequência de uma petição que atingiu as 20 mil assinaturas.
O fecho das lojas e centros comerciais aos domingos e feriados já é uma prática comum em alguns países europeus, mas parece que ainda não chegou a Portugal — por enquanto. O encerramento do comércio nestes dias em específico vai a discussão no Parlamento e pode vir a tornar-se uma realidade.
A Assembleia da República vai discutir a proposta na sequência de uma petição que atingiu as 20 mil assinaturas, apresentada por elementos do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP). Como chegou às 26 mil assinaturas, terá de ser discutida e votada pelos deputados.
A iniciativa legislativa de cidadãos também defende mudanças no horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, que passariam a fechar às 22 horas. “Os trabalhadores que saem à meia-noite nos centros comerciais não conseguem acompanhar os filhos e, em muitos casos, a essa hora já não têm transportes para ir para casa”, disse Márcia Barbosa, do CESP, na altura em que a iniciativa foi lançada, segundo a “Rádio Renascença”. A sindicalista referiu ainda que Portugal é “o único país da Europa onde isto acontece”. Ler mais
Sem comentários:
Enviar um comentário