Primeiros
passos do regulador das comunicações com inteligência artificial estão a
ser dados na criação de uma ferramenta para gerir e medir a
insatisfação. Entidade também deseja aplicar IA na gestão e
monitorização de espetro e atribuição de licenças.
A inteligência artificial (IA) está a chegar às entidades reguladoras e no setor das comunicações a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) já está a dar os primeiros passos. A entidade vai criar uma plataforma de inteligência artificial para gerir e tratar reclamações e pedidos de informação dos consumidores.
AEXCIA - Plataforma de Inteligência Artificial para Análise e Gestão
da Experiência dos Consumidores é o nome da ferramenta de IA que está a
ser desenvolvida. “Será o suporte aplicacional do processo de tratamento
de reclamações e pedidos de informação, mas também irá permitir a
identificação de padrões de insatisfação de consumo e de outros padrões
comportamentais de interesse analítico, designadamente nas redes
sociais”, anunciou a presidente da Anacom, Sandra Maximiano, no
congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das
Comunicações (APDC), em maio. Ler mais
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