O tema do azeite tem sido recorrente no último ano, sobretudo na Europa. No país vizinho, maior produtor mundial, os preços chegaram quase a uma valorização de 200%. "Uma loucura", alguns disseram. Houve, obviamente, recuo nas vendas e também nos consumos, tal como em Portugal. Os especialistas, contudo, dizem que os portugueses continuam a apostar neste produto em vez de outros.
"Os consumidores tem
revelado um comportamento muito resiliente. Nota-se alguma quebra de
consumo em Portugal, mas não aquela que se temia dado o aumento tão
expressivo dos preços do azeite. Os consumidores compram formatos mais
pequenos e compram mais frequentemente, mas não se afastam da categoria.
Em mercados tradicionais e maduros, como é o mercado português, é o que
se tem passado, até porque é difícil imaginar a maior parte dos nossos
pratos cozinhados sem azeite, ou uma salada temperada com óleo", começou
por dizer ao SAPO24 Mariana Matos, Secretária-Geral da Casa do Azeite, abordando depois a questão da exportação. Ler mais

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