segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Idade legal da reforma vai subir seis meses até 2029

 A idade legal da reforma deve subir cinco meses nos próximos cinco anos, depois de ter sido fixada este ano em 66 anos e quatro meses, segundo revelou esta segunda-feira o ‘Correio da Manhã’, com base nas simulações da pensão no Portal da Segurança Social.

De acordo com uma portaria publicada em ‘Diário da República’, no próximo ano a idade legal de reforma sobe três meses, um valor calculado a partir das tábuas da mortalidade, tendo em conta a esperança média de vida aos 65 anos verificada entre o segundo e terceiro ano anteriores ao início da pensão. De acordo com as regras, o acesso à pensão vai ser, em 2026, de 66 anos e sete meses, que deverá subir para 66 anos e 8 meses em 2027 até 66 anos e 10 meses em 2029.

“Quando um cidadão acede à funcionalidade de simulação automática, o simulador devolve uma estimativa da idade pessoal de reforma com base na sua carreira contributiva e indica também o valor bruto estimado da pensão igualmente variável em função da carreira registada e de projeções sobre a mesma”, revelou fonte da Segurança Social ao jornal diário. “Quanto mais próximo estiver o momento do pedido da pensão, mais consolidados serão estes indicadores.”

O portal da Segurança Social Direta permite ainda calcular o valor da reforma antes da idade legal, para quem se reformar aos 65 anos, devido à profissão e no caso de despedimento por longa duração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Economia de A a Z

 No programa de hoje e tendo em conta o Natal, falamos da economia do dar e receber vai muito além das transações financeiras. Assenta em ...