Paris vai referendar a triplicação do custo do estacionamento aos SUV para 18 euros/hora, depois de Lyon e Tübingen, na Alemanha, já o terem feito. Também em fevereiro, o Parlamento Europeu votará limites à dimensão dos carros, que aumentam 1cm a cada dois anos.
Os futurólogos que imaginam as cidades de amanhã vaticinam, há muito
tempo, mais espaço para pessoas e jardins e menos para os carros, que se
tornarão mais raros, mais pequenos e menos poluentes. Mas o que a
realidade mostra é algo diferente: os automóveis estão, afinal, a ocupar
mais espaço. “A cada dois anos, os novos carros estão a crescer, em
média, um centímetro”, sendo que entre 2018 e 2023 foram mais dois
centímetros, revela um estudo da ONG Transport & Environment
(T&E) publicado recentemente. E a mesma análise, que compara dados
desde o ano 2000, prevê a manutenção desta tendência, alinhada com o
contínuo aumento das vendas de SUV, com impactos negativos no espaço
disponível nas cidades, na pegada carbónica e na fatalidade em caso de
acidente. Ler mais
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